quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Se não ligar... não vai andar

Domingo passado (28/07), como de costume, foi dia de passear com o Kinha. Dirigi-me à garagem, desliguei o alarme, abri a porta, me acomodei no assento, coloquei o cinto de segurança e coloquei a chave no “contato” para dar a partida. Até aí nenhuma novidade. Portando, ao girar a chave percebi algo de errado, ou seja, ela não estava girando totalmente dentro do cilindro de ignição, parecia que havia algo agarrando. Neste momento ao retirar a chave no cilindro, o pior aconteceu: O cilindro veio junto, agarrado na chave.
Bom, pensei que recolocando-o no local, seria possível dar a partida, contudo, para evitar que esse problema acontecesse novamente, antes eu iria colocar grafite dentro do cilindro para que a chave não agarrasse e tudo acontecesse novamente. Mas quem disse que foi assim. Fiquei mais de uma hora tentando fazer o Kinha funcionar e nada. Coloquei o cilindro diversas vezes no lugar, mas não dava partida, fiz o que pude para aproveitar aquela tarde de domingo, mas nada!
Segunda feira procurei o Lima, o eletricista que havia instalado o chicote no carro. Expliquei a situação e marcamos de no dia seguinte, cedo, irmos à garagem do prédio onde guardo o carro para ver o que poderia ter ocorrido.

Como combinado, fomos ver o que poderia ter sido. Tudo o que fiz ele também fez, e como a garagem não tem boa iluminação para este tipo de serviço, a solução foi fazer uma “ligação direta” e levarmos o Kinha até sua auto elétrica.
Bom, ao chegarmos lá, deu-se início a operação em busca de solucionarmos a problema. Num primeiro instante foi constatado que o comutador de ignição estava com mal contato e prestes a dar problema. Quanto ao cilindro de ignição, este havia perdido uma molinha responsável pela sua fixação para que não saia junto com a chave. O veredito: troca do comutador por um novo.

Meu antigo comutador de ignição.

Um desses contatos estava com problema e prestes a me deixar na mão.
  
Cilindro de ignição

Depois de comprado o material (R$ 25,00 do comutador) foi só instalar no carango que pegou de primeira. Porém, agora era a trava da direção que não estava funcionando. Como o mais importante era fazer o carro funcionar, além do mesmo já ter alarme e trava, acabei deixando para outra oportunidade a solução desse problema. Quanto ao cilindro de ignição, este não saiu mais ao tirar a chave.
Excêntrico da trava de direção
Só informando que o custo da visita com a mão-de-obra ficou em R$ 50,00.

2 comentários:

  1. Como eu troco só o cilindro da ignição?

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    1. Júnior, infelizmente vou ficar lhe devendo essa, pois só um chaveiro para lhe explicar melhor. No meu caso o eletricista trocou mas dias depois voltou a soltar, daí tive que procurar um chaveiro que entendesse de ignição também. Abç

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