segunda-feira, 10 de março de 2014

Matéria: Trocando óleo da transmissão do Fusca

Para fazer a troca do óleo, o carro deve estar com o motor quente, mais precisamente a caixa de transmissão quente, assim o óleo fica menos viscoso e as partículas de sujeira que estavam decantadas ficam em suspensão no óleo.


Recomendações:
- Sempre usar luvas, óculos de proteção;
- Ao fazer serviços embaixo do carro, certifique-se de o veículo estar apoiado em cavaletes apropriados e com freio de mão puxado;
- A troca do óleo de caixa (assim como óleo do motor) deve ser feito com veículo em piso plano;
- Descarte o óleo velho em local apropriado, os postos de combustível normalmente recolhem tais resíduos.
 
1ª fase - Com uma chave allen 17 mm ou soquete allen 17, remove-se o dreno do óleo, vai sair bastante óleo.


O mesmo localiza-se embaixo do carro.



O bujão possui uma peça imantada para aderir partículas de aço que se desprenderam das engrenagens.


Remova o bujão de abastecimento (na foto o mesmo já foi removido e instalado a mangueira para abastecer a caixa).



2ª fase - Deixe o óleo escoar, se possível por algumas horas, após o óleo parar de pingar, instale novamente o bujão do dreno (que fica embaixo da caixa).
 
Use um óleo SAE 90 API GL 5 (Não GL 4!!), não precisa ser essa marca... Vão 2,5 litros na transmissão do Fusca.


3ª fase - Improvise um funil para despejar o óleo, tem que ter paciência, pois o óleo é muito viscoso e demora a descer.


Quando o óleo começar a vazar pelo bujão de abastecimento, a caixa já estará completa (o nível é o próprio bujão).

O óleo velho.

A VW não faz recomendação quanto a troca periódica do óleo da caixa, no entanto é bom trocar uma vez na vida, pois o antigo dono pode ter usado algum óleo inadequado ou o mesmo pode ter se contaminado ao longo dos anos.
 
 

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