terça-feira, 15 de julho de 2014

Matéria: Rallye Volta da America 1978

Essa é mais uma história que não conhecia. Mas de tanto que pesquisei pela internet, acabei tendo que comprar o livro para matar minha curiosidade... rs
 

Valeu a pena o investimento.
 
Bom, aqui vai mais uma prova de como o nosso amado Fusca é pau pra toda obra, dando show de resistência e robustez em muito carro novo, principalmente quando o assunto é encarar situações adversas.
 
Ralis-maratona são de uma época romântica do automobilismo. Pouca tecnologia, baixo custo e um monte de malucos apaixonados dispostos a disputá-lo, até mesmo de Fusca!
 
Em 1978, duas duplas da Equipe Gaucha Car representaram o Brasil encarando esse Rali com 2 Fuscas 1300 (os únicos inscritos na prova).
 
 
A dupla gaúcha formada por Christiano Nygaard e Neri Reolon superou o desafio com seu Fusca e conquistou o título na “Classe A”, reservada aos veículos de até 1.300 cilindradas. Em Segundo lugar ficou o outro Fusca da dupla, Jorge Raimundo Fleck e Mário Figueiredo, também da Gaúcha Car.
 
O Fusca de nº 110 da dupla Christiano e Neri.

O Fusca de nº 105 da dupla Jorge e Mário.
Durante os 39 dias de competição do Rali, e dez países visitados, diversos foram os obstáculos ao longo dos 29 mil quilômetros percorridos. As duplas encararam tudo de Fusca, enfrentando todos os tipos de terrenos e climas. Passar pela nossa costa sul era uma tarefa árdua, muitos trechos eram feitos nas areias das praias, com o detalhe de prestar atenção no movimento da maré para não perder o carro na arrebentação. Os pilotos paravam apenas para abastecer.
 
 
Um fato interessante foi a falta de oxigênio decorrente da altitude venezuelana (5.400 metros acima do nível do mar), lá o pneu de um dos Fuscas furou e para trocá-lo foi um verdadeiro um martírio. A equipe tinha que executar a troca sem fazer muito esforço para não ficar com falta de ar.
 
Dos 65 participantes, a maioria oriundos de vários países da América do Sul, apenas 22 concluíram a prova. Os trechos eram longos, sendo que um deles durou 36 horas para concluir, entre Bariloche e Ushuaya. Uma verdadeira prova para pilotos, navegadores e claro, o carro!

Propaganda de 1978.
 
Reprodução idêntica, exposta no Museu do Automobilismo Brasileiro.
 
Enfim! O livro, ele é show de bola, custou apenas 30 reais (fora o frete). Infelizmente não convêm postar as imagens do conteúdo da obra por questões de direitos autorais, mas fica aqui a dica para quem estiver interessado.



Vídeos de época:






Fonte: http://webventure.virgula.uol.com.br/coberturas/sertoes2009/blog/home/id/9/idPost/3452/t/Livro+Rallye+Volta+America+1978+2008

Um comentário: