sexta-feira, 11 de julho de 2014

Matéria: Dupla vai do Brasil ao México, de Fusca, para assistir à Copa de 70

Às vésperas da Copa do Mundo de 1970, os amigos Ivan e Fael, com seus vinte e poucos anos, donos de uma loja de automóveis em São Paulo que tinha fechado, por que o imóvel havia sido desapropriação, resolveram comprar um Fusca 1962 (1200 cilindradas) e caíram na estrada para ver o Brasil jogar na Copa do México.

Desimpedidos, solteiros e um fusquinha em ponto de bala, era tudo que precisavam.   Foram 21 dias de São Paulo até Guadalajara percorrendo 15 mil quilômetros, algumas mudas de roupas e mil dólares cada um (na época um boa quantia). Só que antes de cair na estrada, a dupla teve uma ideia genial que acabou facilitando o acesso em determinados países por onde passou.
 
Os aventureiros Fael e Ivan.

 
Em 1970, o jornal Daily Mirror realizou o World Cup Rally (Rally Copa do Mundo), uma prova de longa distância entre Inglaterra e México para comemorar a Copa do Mundo de Futebol. A largada ocorreu em Londres no dia 19 de abril de 1970, com chegada na cidade do México em 27 de maio de 1970, rodando aproximadamente 25.750 quilômetros.
 

 
Realmente houve um Fusca e um Bug inscritos no rally...

Mas nenhum deles concluiu a prova.

 
Então, como essa prova iria cruzar a América Latina a partir do Rio de Janeiro. A tática foi escrever um “falso número 15” no Fusca e sair dois dias antes do Rally passar por São Paulo, seguindo o mesmo trajeto que fariam os competidores, fingindo participar do Rally. A cada cidade que chegavam eram homenageados, como se estivessem participando da prova. E todos pensavam que o Fusca estava liderando a competição.
 
O "falso nº 15" colado ao carro. 

 
Bom voltando...  A aventura começou no dia 13 de maio, pouco mais de um mês para o Brasil participar do primeiro jogo. Os amigos iam se revezando a cada 500 km, era praticamente parar o carro (sem desligar o motor), trocar de lugar, seguir em frente e sem mapas. No Panamá, compraram uma câmera de 8 milímetros para registrar os melhores momentos.
 
 
A dupla que usou o futebol como motivação para essa viagem de aventura finalmente chegou ao México, conseguiram assistir aos jogos da seleção brasileira no estádio e de quebra, ainda se tornaram amigos dos jogadores da seleção brasileira.

Os dois e seu fusquinha fizeram o maior sucesso na cidade. Os mexicanos os receberam de forma excepcionalmente alegre e carinhosa acolhendo-os por quase um mês, e sem deixá-los gastar um tostão.
 
Seleção no intervalo dos treinos.
 
Aproveitando o clima de comemoração pela conquista do tricampeonato, seguido do convite para visitar um casal de brasileiros que vivia em Chicago e contando com ajuda dos "novos colegas" mexicanos, eles conseguiram o visto para os Estados Unidos e decidiram dar uma esticadinha na viagem até Fairbanks no Alaska, ou seja, mais 66 mil quilômetros até o fim do continente. Tudo isso sem dinheiro e sem falar Inglês.
 
Agora eles irão refazer o trajeto, São Paulo ao México, num Fusca 68 seguindo o mesmo caminho da viagem original realizada há 44 anos. A história de Ivan Charoux e Rafael Sawaya será registrada no documentário chamado “Filhos da Pista”, que já começou a ser filmado.
 


O documentário que deverá estar pronto ainda em 2014 contará com depoimentos do jornalista Juca Kfouri, do craque Rivellino e o ex-goleiro Felix, em seu último registro público em vida. O projeto resgata ainda registros da viagem original feitos pela dupla em 1970, no total, são 90 minutos gravados em 8mm devidamente recuperado e digitalizado.
 



 
Ivan e Fael entrevistados no programa The Noite (10:55).



Fonte:
http://carrosantigoseonibus.nafoto.net/photo20130607083216.html
http://blogdojuca.uol.com.br/2014/04/filhos-da-pista/
http://luiscezar.blogspot.com.br/2012/11/cars-world-cup-rally-1970-london-mexico.html
http://www.bluebus.com.br/foram-brasil-ao-mexico-de-fusca-para-assistir-copa-de-70-refazem-o-trajeto-em-2014/
http://vejasp.abril.com.br/materia/amigos-vao-de-sao-paulo-ao-mexico-no-mesmo-caminho-de-44-anos-antes

Nenhum comentário:

Postar um comentário