terça-feira, 28 de outubro de 2014

Matéria: Kit de Sobrevivência


Antes de pegar a estrada, todo “bom fusqueiro” anda sempre preparado com um Kit de Sobrevivência (ferramentas, peças e etc.) dentro do carro para evitar que a sua viagem acabe sendo um fiasco. Pensando nisso resolvi elaborar dois Kits. Um de forma atender o fusqueiro mais precavido (leva tantas peças que dá para montar um outro Fusca) e um outro ao menos.
 
Dependendo do tamanho da viagem, mesmo que não vá disputar nenhum Paris-Dakar, um kit desses pode ficar guardado em casa sendo usado apenas quando for cair na estrada. Caso não caiba no porta-malas do Fusca, ou no chiqueirinho, lembre-se que tem ainda aquele espaço embaixo do banco traseiro, do lado esquerdo, onde também cabe bastante coisa. Então vamos lá:
 
Kit Básico
Ferramentas:
- Chave boca e estria 7mm para sangrar os burrinhos de roda;
- Chave (10, 13, 14, 15, 17, 19 e 22mm) boca e estria;
- Chave inglesa (para parafusos maiores);
- Chave de fenda (grande, média e uma pequena pra regular o carburador);
- Chave phillips;
- Alicate de bico e uma alicate universal;
- Fita Isolante e Silvertape (vedar pequenos furos em mangueiras);
- Chave de vela.
 
Peças para substituição em casos de emergência:
- Cabo de acelerador;
- Cabo de embreagem;
- Correia do Alternador (sempre no carro);
- Bobina;
- 4 velas, não precisam ser novas, desde que funcionem;
- Fusíveis (leve um diagrama da cx. de fusível para identificação dos mesmos);
- Lâmpadas conforme as existentes no carro (farol e lanterna - pólo simples e duplo).
 
Outros:
- 1 litro de óleo de motor (o mesmo usado no carro);
- 500 ml de fluido de freio;
- Estopa;
- Luvas (protege suas mãos e evita choques, só não use luvas de borracha pois podem derreter com o calor do motor);
- 1 metro de mangueira no caso de pane seca;
- Galão para gasolina, pode ser aqueles de 5 litros para detergentes;
- Lanterna;
- Estilete;
- Um pequeno rolo de arame fino e um de barbante.
 
 
Kit Avançado
Este é composto dos itens já citados no Kit Básico, além de outros, segundo o excesso de cautela do fusqueiro.
 
Ferramenta:
- Macaco Jacaré.
 
Peças para substituição em casos de emergência:
- Kit de reparo de carburador;
- Jogo de cabo de vela;
- Tampa do distribuidor;
- Distribuidor;
- Bomba de gasolina (tem umas que colam o diafragma quando esquenta, o carro morre e só volta após esfriar, ou você bota pano molhado em cima da outra. Lembre-se, porém, que o pano vai secar em alguns minutos devido à alta temperatura, podendo incendiar-se). A bomba de gasolina é uma coisa besta de trocar, fácil com a chave 13, se tiver uma chave tipo canhão ou "L" melhor ainda.
 
Outros:
- Agulha de desentupir fogão (para limpar giglês do carburador, compre a mais fina);
- Lata de WD-40 (ou similar), para soltar parafusos;
- 2 metros de mangueira igual às do carburador (para substituir alguma que se rompa ou então fazer um tanque de gravidade caso a bomba de gasolina não funcione e você não tenha uma para trocar);
- 2 metros de fio;
- Cabo para chupeta;
- Calço de madeira, pois como o Fusca é alto às vezes não dá para levantar bem, ai se calça o macaco para erguê-lo.
 
Bom, acho que cobri todas as possibilidades. Mas caso se depare com algum problema, tenha calma porque se você não souber resolver, vai sempre aparecer alguém que saiba o suficiente para fazer o carro funcionar e você levá-lo até um local seguro.
 
Ah! Antes que me esqueça, leve também cartão de crédito... rsrs
 
 
Fonte: Fórum Fusca Brasil (com adaptações).

Um comentário:

  1. Valeu. Já amotei e vou providenciar kit básico. É importante. Obrigado

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