domingo, 1 de fevereiro de 2015

Silencioso e Ponteiras novas

Rodando com o carro por alguns dias, pude perceber que ele passou a dar uns “tiros” supostamente pelo escapamento. Conversando com alguns colegas, foi levantada a hipótese de furos ou falta de regulagem do ponto.
 
Bom, durante o processo de troca e montagem do motor, percebi que o escapamento estava muito feio, sem falar num pequeno furo bem visível. Confesso que não cheguei nem a examiná-lo e fui logo encomendando um novo (marca Mastra, sem pré aquecimento), mais um par de ponteiras cromadas (com miolo), quatro abraçadeiras, duas juntas de vedação e um veda escape.
 




 
Antes do agendado para troca do escapamento, Cyro (mecânico) havia me sugerido pulverizar óleo no interior do escapamento alegando que isso prolongaria a vida útil do mesmo. Sendo assim autorizei que o fizesse, mesmo sabendo que por uns dias, além da pingadeira de óleo ele ainda soltaria uma fumaça esbranquiçada pela queima do lubrificante em seu interior.
 
Chegado o dia para instalação, vi meu velho escapamento retirado e colocado num canto da oficina, aproveitei para dar uma examinada detalhada e o que constatei me deixou furioso! Não havia um furo sequer e o que achei ser um buraco, nada mais era que um defeito na solda, uma espécie de bolha que dava a impressão de ser um furo. Quanto ao problema dos “tiros”, este foi sanado com a regulagem do ponto. Resumindo: Dei mole! Comprei um escapamento sem precisar.
 
Mas tudo bem, agora não adiantava chorar pelo leite derramado. Pelo menos instalei um escapamento e ponteiras novas. Bom, na ocasião ainda foram reguladas as válvulas e tirado um pequeno vazamento, também foi sanada uma folga gigantesca no eixo dos balancins. Aproveitei para pintar as tampas do cabeçote e instalar o carburador que era no meu antigo motor 1300 (um Solex H 30-PICS) o qual havia sido todo revisado e eu sabia a configuração dos giglês.

 
Carburador H 30-PICS.
 
Silencioso, abraçadeiras e ponteiras. Tudo novo!

 
Tampas pintadas e vazamento sanado.

Repare o óleo que pinga do interior do escapamento.
 
Essas ponteiras deram um novo visual ao Kinha.
 

4 comentários:

  1. Boa tarde, Célio. Você usou o veda escape apenas nas junções com o tubo J ou também na junção com as ponteiras? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. O silencioso original é menos barulhento que o antigo que estava no seu carro??? Eu preciso trocar o meu mas estou com essa dúvida. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Luiz, Então, não vi diferença alguma. Futuramente pretendo instalar um, com abafador, EMPI ou da Silenautto.

      Excluir