terça-feira, 21 de abril de 2015

Matéria: Manutenção da pedaleira

Agora o assunto da vez é sobre a “manutenção da pedaleira” do Fusca. Essa matéria encontrei no site PlanetaBuggy e esta recheada com fotos escaneadas da revista que continha o artigo original.

 
Vamos lá dar uma conferida nesse passo a passo?
 
Em primeiro lugar, tire os dois parafusos que prendem a pedaleira ao túnel. Um parafuso está localizado abaixo do pedal do acelerador e o outro atrás da pedaleira. Neste, usamos um alongador na chave. (Foto 01)
 
 
Para soltar o cabo da embreagem, puxe o pedal para trás. (Foto 02)
 
 
Talvez seja necessário dar uma sacudida no pedal para ele sair. Pode estar preso por tinta ou ferrugem. Mas ele sai. Este é o aspecto da pedaleira, fora do carro. (Foto 03)
 
 
Comece removendo o pedal da embreagem, que é preso à pedaleira com um pequeno pino. Force o pino para fora do buraco. (Foto 04)
 
 
Depois de tirar o pino, remova o pedal propriamente dito. Para fazer isto, tire o pedal de embreagem de seu eixo, como visto na foto. (Foto 05)
 
 
Finalmente, o pedal de embreagem fora da pedaleira! (Foto 06)
 
 
Agora, vamos cuidar do pedal do freio. Ele é preso por um clip circular, que é retirado com um alicate especial ou com uma chave de fenda (cuidado para não perdê-lo). (Foto 07)
 
 
O pedal já está fora. Dá para ver que a haste do cilindro mestre ainda está presa nele. (Foto 08)
 
 
Remova a mola de retorno do pedal do freio e o eixo principal da pedaleira. (Foto 09)
 
 
Voltando ao pedal do freio, remova o clip que segura a haste do cilindro mestre. (Foto 10)
 
 
Para remover o acionamento do acelerador, é preciso empurrar o pino que o prende na pedaleira. (Foto 11)
 
 
Um pino também segura o pedal do acelerador. Remova-o. (Foto 12)
 
 
O pino do pedal e a sua mola de retorno estão na parte de baixo desta foto. (Foto 13)
 
 
Finalmente, remova o clip que segura a rodinha do acelerador. Cuidado para não perder a arruela que fica embaixo da rodinha. (Foto 14)
 
 
A pedaleira está totalmente em peças! Como você pode ver, são apenas algumas peças para serem limpas. (Foto 15)
 
 
Limpe todas as partes com solvente ou desengraxante. Uma escova de aço pode ajudar nesta parte. (Foto 16)
 
 
Dê uma olhada nesta foto. Todas as partes limpinhas e prontas para a montagem. (Foto 17)
 
 
Algumas partes podem ser pintadas. Mas proteja os furos para que a tinta não atrapalhe a montagem. (Foto 18)
 
 
A seguir, coloque a rodinha do acelerador. Coloque alguma graxa no pino, antes de colocar a arruela, a rodinha e o clip. (Foto 19)
 
 
Coloque alguma graxa no eixo da pedaleira. (Foto 20)
 
 
Reinstale o eixo no local correto, seguido pela mola do pedal do freio. As duas extremidades da mola ficam na direção do assoalho, com o lado do gancho para a traseira do carro. Coloque alguma graxa para colocar o pedal do freio no local. (Foto 21)
 
 
Com o pedal do freio no lugar, coloque o clip. (Foto 22)
 
 
Colocando o pedal de embreagem. Você vai precisar de um martelo leve para conseguir acoplar o pedal no eixo. Tenha certeza que o gancho que irá pegar o cabo da embreagem fique voltado para cima (veja a foto 24) e não para o chão. (Foto 23)
 
 
Instale o acionador do acelerador. A rodinha deve ficar parelha com os pedais de freio e embreagem. Mais uma vez, use graxa para a montagem. A parte chata da cabeça do pino deve ficar voltada para o lado do túnel (flecha na foto). (Foto 24)
 
 
É tempo de instalar o pedal do acelerador. Use alguma graxa antes de colocar o pino e a mola. O lado longo da mola deverá ficar atrás do pedal, como mostra a foto. (Foto 25)
 
 
A pedaleira pronta para ser aparafusada no carro. Não esqueça de comprar novas borrachas para os pedais, para o serviço ficar perfeito. (Foto 26)
 
 
Vá embaixo do carro e retire o cabo da embreagem do lugar... (Foto 27)
 
 
...facilitando a colocação do cabo no gancho da pedaleira. Para ter certeza que não vai escapar durante o resto da instalação, prenda com um lacre plástico. (Foto 28)
 
 
Acomode a pedaleira no túnel. Observe que a mola do freio está com as duas extremidades voltadas para baixo. (Foto 29)
 
 
Coloque um pouco de graxa na haste do cilindro mestre, antes de colocá-lo no pedal. (Foto 30)
 
 
A haste do cilindro mestre já está no lugar. Agora é hora de colocar o cabo do acelerador. (Foto 31)


Finalmente, coloque e aperte os parafusos da pedaleira no túnel. (Foto 32)
 
 
Agora, o truque para colocar a mola no pedal do freio! Aqui, foi usado um gancho "caseiro" para puxar a mola. (Foto 33)
 
 
Estando a mola no lugar, coloque o clip no lugar. (Foto 34)
 
 
Recoloque o cabo da embreagem na transmissão (lá na caixa) e verifique a folga. Deve ser entre 10 a 25mm. (Foto 35)
 
 
O pedal do freio também precisa uma pequena folga entre 5 e 7mm. Esta folga é ajustada na haste do cilindro mestre. Na foto 30, dá para ver a porca de ajuste. (Foto 36)
 


Fonte: http://www.planetabuggy.com.br/carroceria/pedaleira.htm

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