sexta-feira, 22 de maio de 2015

O Kinha no 3º Anual Duke's Air Cooled-RJ

"O Senhor guardará você de todo perigo; Ele protegerá a sua vida." Salmos 121:7
 
 

Os preparativos para viagem aos Duke's começaram há quase um ano. Inicialmente muitos confirmaram suas presenças, mas ao passo que ia se aproximando a data do evento as desistências iam acontecendo e quando chegou o dia, apenas quatro e “bravos” fusqueiros é que encararam os mais de mil quilômetros (ida e volta) para representar o Estado do Esp. Santo pela recém criada Vix Volks Air Cooled.
 
Com as reservas no Hotel Capri garantidas, a mais de um mês, é chegado o grande dia. Decidimos sair na manhã de sábado (23/05), mais precisamente às 6h. Fui o primeiro a chegar ao local determinado como ponto de partida, em Viana/ES, depois veio o Alexandre acompanhado do Carleson (Fusca 1300 Amarelo) seguido do Marco (Fusca 1300 Vermelho Cereja) e por último o Fábio e seu filho (Fusca 1300 Branco Alasca).
 

 
Bom, o relógio marcava 6:05h informando que era hora de darmos início a aventura. Contrariando a meteorologia dos dias anteriores, aquela manhã de sábado nos brindou com um belo dia que perdurou até o nosso regresso na noite de segunda (25/05). Logo após o pedágio, em Guarapari, percebo o ponteiro do velocímetro parado, era o cabo do velocímetro que havia quebrado me fazendo redobrar a atenção com os radares, além de ainda me deixar sem hodômetro.
 
 



 
 
A primeira parada foi em Iconha, às 7:20h, para o café. Após mais um tempinho devorando asfalto resolvemos completar os tanques em Campos dos Goytacazes. Ainda em Campos perdemos alguns minutos devido às obras numa via por onde passamos. Um pouco mais a frente, em Casimiro Abreu, o pit stop para o almoço. Horas depois, às 18:20h, finalmente a chegada ao hotel, já em Duque de Caxias.
 

 
 
 
 

 

 
Como é de se esperar chegamos esgotados, contudo, alguns colegas ainda tiveram disposição para caçarem um lava jato a fim de lavarem seus carros e ainda irem a um churrasco a convite da diretoria dos Duke's que, inclusive, se ofereceu para buscá-los no hotel.
 
 
Domingo, dia do evento, levantei mais cedo e fui dar um trato na caranga. Peguei uns panos limpos, que sempre trago comigo, e uma garrafa pet de 2,5l com água e dei aquela lavagem a seco, com direito a pretinho e cera nos poucos cromados que há no Kinha. O resultado final não deixou nada a desejar, parecia até que havia tomado uma ducha como os outros Fuscas... rsrs
 



 
Bom, o evento foi show, nunca tinha visto algo naquelas proporções, a não ser por foto e vídeo. Não vou falar muito de como foi ou sobre o que vi por lá. Deixarei os aqui os links com as fotos que tirei e outro com uma excelente matéria publicada no Site FULLPOWER à respeito do evento. Detalhe que nessa matéria há uma galeria com diversas fotos e entre elas aparece uma do Fusca amarelo junto com o Kinha... rsrs
 








 
 

 
Depois, após quase oito horas andando pelo estacionamento do Caxias Shopping, fotografando e filmando tudo que pude, debaixo de um sol de lascar, o retorno ao hotel foi mais que merecido. Enquanto isso, a trupe que me acompanhou ainda teve ânimo para encarar uma sessão de cinema e assistir Mad Max - Estrada da Fúria.
 
 
No dia seguinte, após um reforçado café da manhã, deixamos o hotel às 8:40h, para dar início a volta para casa. Ás 10:30h paramos para abastecermos em Tanguá. No Rio de Janeiro, ao longo da BR 101, havia trechos em obras o que nos fez perder preciosos minutos, isso sem falar no esquema "Siga e Pare" adotado em alguns momentos. O almoço foi em Campos dos Goytacazes e em Mimoso do Sul, no Espírito Santo, às 16:20h aconteceu “algo” com o carro do Fabio que o fez parar no acostamento.
 


 



 



 
 
 
Começamos então a supor vários motivos, mas logo que foi colocada a mangueira no tangue já deu para deduzir ser pane seca. Por coincidência uma viatura da Concessionária Eco 101 chegou para dar aquela sondada e ver a necessidade da vinda do caminhão plataforma, o que foi minutos depois confirmado.
 


  
Com o veículo sobre o caminhão, seguimos ao posto mais próximo onde aproveitamos para abastecermos os carros. O mais estranho é que nós enchemos os tanques juntos, em Tanguá-RJ, como é possível os demais carros ainda terem pouco menos de meio tanque e o Fábio com pane seca?
 



 
Relógio marcando 19:35h, após quase doze horas dirigindo, consegui finalmente chegar em casa com a sensação do dever cumprido e grato à Deus por nos permitir uma ótima viagem e em segurança.
 

 
 
Resumo
Por todo trajeto mantivemos velocidades entre 70 a 80 com picos de 90 km/h, tudo bem que teve um colega que colou VDO. Dos quatro carros o meu carro era o único com motor 1600, os demais eram 1300 sendo que dois deles eram equipados com dínamo (o amarelo e o vermelho). Quanto ao abastecimento, quando alguém parava para abastecer os outros também abasteciam.
 
 
No que diz respeito à rodovia, posso dizer que a privatização da BR 101, entre ES e RJ, já esta trazendo resultados, principalmente entre Macaé e Itaboraí, onde encontramos muitos trechos em obras com direito a viaduto e duplicação. Infelizmente aqui no Brasil é assim: criamos a dificuldade para vendermos a facilidade!
 
Já o Kinha, este se comportou muito bem embora tenha encarado esse desafio com uma folga no cabeçote e também com um ruído possivelmente vindo do comando. Mesmo assim pude perceber que ainda mostrava muita esperteza foi uma pena não poder exigi-lo mais. Quanto a estabilidade, dessa vez senti mais confiança nas retas e curvas com os pneus radiais, nem lembrava aquele Fusca instável, inclusive nas retas, da época que era equipado com pneus diagonais.
 
Bom, isso é mais uma prova de que viagens em Fusca são possíveis. Tudo bem que incidentes podem acontecer, comigo foi o cabo do velocímetro que quebrou logo no início da aventura, já outro colega teve uma pane seca. Mas é isso, não deixem de curtir seus carrinhos, aproveitem os bons momentos e as boas companhias. Lembrem-se: Carro parado não conta história. Portanto, tenha histórias para contar!
 
 
Trajeto
BR 101 → Viana → Guarapari → Anchieta → Iconha → Rio Novo do Sul → Cachoeiro de Itapemirim → Itapemirim → Atilio Vivágua → Mimoso do Sul → Campos dos Goytacazes → Conceição de Macabu → Carapebus → Macaé → Rio das Ostras → Casimiro Abreu → Silva Jardim → Rio Bonito → Tanguá → Itaboraí → BR 493BR 116 → Magé → Duque de Caxias.
 
 
Pedágios:
* Eco 101 - BR 101 (Guarapari - KM 320): R$ 4,20
* Eco 101 - BR 101 (Itapemirim - KM 398): R$ 3,50
* Eco 101 - BR 101 (Mimoso do Sul - KM 452): R$ 1,90
* Autopista Fluminense - BR 101 (KM 40,5): R$ 3,80
* Autopista Fluminense - BR 101 (KM 123): R$ 3,80
* Autopista Fluminense - BR 101 (KM 192,5): R$ 3,80
* Autopista Fluminense - BR 101 (KM 252,5): R$ 3,80
* CRT - Concessionária Rio Teresópolis - BR 116 (KM 133,5): R$ 12,20
 
Total: 74,00 (ida e volta)
 

Links:
Matéria FULLPOWER:
http://revistafullpower.uol.com.br/2015/05/rio-de-janeiro-a-ar/

Fotos:

 

4 comentários:

  1. Bacana a aventura. Só agora descobri o blog. Espero fazer parte da próxima empreitada. Grande abraço!

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    1. Grande Marcelo, se Deus quiser estaremos juntos na próxima...
      Abç

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  2. Opa.. Já tinha visitado o blog outras vezes, mas vendo este post especifico que me atentei ter visto vocês em viagem passando pela minha cidade no interior do ES.. O fusca amarelo (inconfundível) me fez lembrar dos demais que passaram junto.. Gostaria de estar com o meu junto, mas ele ainda requer alguns cuidados para coloca-lo em percursos mais longos... Parabéns pelo blog e continue postando, parece que você deu uma parada. Valeu..

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    1. Então Dominik, realmente o Fusca amarelo é mesmo "inconfundível" e chama atenção por onde passa... rs. Então, se pretende colocar o besouro na estrada, aconselho que faça um check-up antes, principalmente se for encarar uma aventura dessa sozinho. Quanto ao "parece que dei uma parada" realmente vc tem razão, mas estou com novidades, espero que goste. Acesse http://kinhaomeufuskinha.blogspot.com.br/p/cinema-nacional.html

      Abç

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