terça-feira, 22 de setembro de 2015

Luz Espia do Freio

Não é de hoje que venho tentando reativar o funcionamento da luz espia do freio do Kinha e só depois de exaustivas pesquisas é que consegui entender como fazer para ligá-la, assim como a utilidade da mesma. 

Luz espia do freio

Bom, para maioria dos carros ela indica o acionamento da alavanca do freio de estacionamento (freio de mão), porém, no Fusca sua função é outra. Seu funcionamento não esta relacionado a ele até porque nem o interruptor, que fica junto à alavanca de freio, existe. Na verdade essa luz espia esta voltada ao estado do sistema de freios.

Mecanismo do freio de mão

Interruptor

Segundo o manual do veículo, ao ligar a chave de ignição essa luz deverá acender e apagar logo que o veículo entrar em funcionamento, semelhante à luz do alternador, porém, se ocorrer dela acender durante o percurso é porque esta havendo algum problema no circuito de freio.

Abaixo disponibilizarei algumas citações sobre o tema, assim como o diagrama de ligação, para quem possa interessar.


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"Como fazer funcionar? Simples! Compra um cilindro mestre duplo, coloca 2 interruptores tripolares do fusca mesmo.

Cilindro mestre duplo

Interruptor (ou cebolinha) tripolar

Nesse sistema, sempre que houver diferença de pressão entre os 2 circuitos, a luz do painel acende... Ou seja: se houver vazamento em um dos circuitos... luz acende. Se um dos interruptores der defeito... acende! Se um burrinho de roda emperrar... a luz acende também (porque a pressão no circuito não vai cair)...

Agora o pulo do gato: no sistema de duplo circuito do fusca, um circuito é ligado nas rodas dianteiras, outro nas traseiras... puxando o freio de mão, vai aumentar a pressão só em um dos circuitos... resultado? Acende a luz do painel."

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"Então... as duas cebolinhas são ligadas da forma apresentada no esquema... a lâmpada piloto é alimentada pela cebolinha e pelo automático de partida, acendendo quando vc liga a chave.


Chicote do interruptor de freio tripolar

A ligação do sistema é de uma simplicidade brilhante, como tudo em Fusca! Basicamente, se as cebolinhas não estiverem "sincronizadas" (ambas com os contatos na mesma posição) a lâmpada acende. Ou seja... se não aumentar a pressão em 1 dos circuitos, ou se a pressão não cair em um deles (ex. cilindro de roda travado!), a luz acende."

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"A explicação é a seguinte:
- No momento da partida:
É "injetado" 12V+ na lâmpada do painel por meio desse terminal ser ligado junto com o terminal do automático do arranque. Nesse momento também, as duas cebolinhas estão em repouso, sem pressão no sistema de freio e como elas encontram-se em repouso, estarão jampeadas com o sistema de freio traseiro. E nesse momento quem fará o terra então? As lâmpadas traseiras, tanto é que se você tirar as 2 lâmpadas traseiras a luz do freio do painel não acenderá na partida.

- No momento de uso com o motor já ligado.
Não temos mais 12V+ do automático do arranque, pois já demos a partida anteriormente. Temos apenas o terra por meio de sua bobina que está alimentando a lâmpada do painel.  Então como funciona: Se um dos sistemas falhar e ficar sem pressão, quando você pisar no freio, uma das cebolinhas estará em repouso (sem pressão e jampeada (com a lâmpada do painel e com a lâmpada de freio)). A outra estará ok (sistema dessa cebolinha está funcionando com pressão ao pisar no freio). A diferença que essa ao pisar no freio, jampeará com os 12V+ "pós chave" e assim jogará esse 12V+ lá para trás para as lâmpadas de freio traseiro acenderem. As lâmpadas de freio traseiro acendendo, devida a essa cebolinha que o sistema está bom receberão os 12V+ e então esse sinal retornará pela cebolinha que continua em repouso e jampeada e "subirá" por meio dessa para a lâmpada de freio do painel fazendo-a acender.

Fiz um vídeo para demonstrar o funcionamento na partida e esse desenho acima deixarei em anexo também, aqui em baixo para que com o tempo continue abrindo para visualização.


Obs.: Essa espiral é o automático de partida. É que essa espiral é o símbolo elétrico do automático. De um lado dela vai no terra do carro e do outro vai na 12v+ da chave de partida do carro e ao mesmo tempo para um lado da lâmpada de freio do painel."

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Espero que tenha ajudado quem possa estar passando pelo mesmo problema que eu.


Fonte:
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,417.75.html
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?6112-Instala%E7%E3o-do-Interruptor-Luz-de-Freio-de-M%E3o/page2
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?2130-qual-cilindro-mestre-usar/page5

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Denilson, então o vídeo esta ao final da matéria cujo link é o primeiro (Fórum Fusca Brasil) que citei.

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  2. Salvou. Estava com uma dificuldade danada para essa ligação.
    Obrigado

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    1. Valeu Robson, eu também vou refazer essa instalação, mas vou deixar para mais tarde. Abç

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  3. Boa tarde amigo. Fiz essa instalação. Quando dou a partida a luz acende e apaga... Mas quando puxo o freio de mão não acende a mesma...

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  4. Essa resposta que recebi de um eletricista antigo...
    A luz se acende ao dar a partida e em seguida apaga. O fusca e seus derivados não possuem o mecanismo de "aviso" de freio de mão puxado, por isso a lâmpada não se acende para tal fim. Já vi adaptações funcionais, porém sem utilizar essa mesma lâmpada. Obrigado pela visita.

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    1. Então Ale, é isso mesmo que você relatou. O Fusca não possui aviso de "freio de mão acionado" como nos demais carros. Nele, essa luz espia é mais para sinalizar o funcionamento, ou não, do sistema de freio como um todo.
      Abç

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  5. Obrigado por fazer esta postagem, coloquei pra funcionar hoje 07/07/2016.
    Obrigado Célio e o meu agradecimento também ao Cláudio pelo vídeo postado no Youtube.
    Valeu mesmo! Sucesso, boa saúde e paz!

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  6. Boa noite! Só pra esclarecer no painel então ligamos uma extensão do 50 que pega no automático de partida em uma ponta com o Cabo azul e vermelho na outra ponta? É isso mesmo?

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  7. Fala gente, boa noite, eu to com um problema, eu tenho uma brasilia 78 com mesmo sistema de sensor duplo, mas quando eu ligo a chave a luz se mantem acesa e quando piso no freio ela apaga, oq sera que pode estar acontecendo? Obrigado.

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  8. SO para complementar, eu re fiz o sistema todo de freio, apenas não troquei as lonas e nem as pastilhas dianteiras, ainda irei fazer esse processo pra finalizar, mas o burrinho é novo da vargas, os mangotes de fluido dianteiro e traseiros tambem são novos bem como os 2 sensores, a principio a ligação eletrica está correta, ligado certo na caixa de fusivel como tem que ser, acho muito estranho estar ocorrendo isso, uma vez que me certifiquei que não há vazamentos no sistema,

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  9. Legal parabéns pela explicação, eu também procurei por um bom tempo esta ligação , valeu abraço Luciano NH RS

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  10. Olá;;;
    Meu gol BX 82 tem esse sistema.
    Acende a luz espia normal qdo dou a partida, mas não acende qdo puxo freio de mão.... por onde começar a encontrar o probelma?
    Obg

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    1. No fusca, Brasília e gol BX não existe essa função, apenas acende na partida para indicar funcionamento ok da lâmpada, apagando em seguida, ou mantem acessa indicando anomalia no sistema.

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  11. Acompanho sempre o blog, infos úteis para a minha loja de carro seminovo em SP, ótimo artigo mesmo, aprendi muito

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  12. Boa noite, gostaria de saber quanto foi gasto para restaurar este vw fusca, pois tenho um ano 1983 e quero fazer o mesmo com este veículo e é um icônico do automobilismo mundial. Aguardo resposta, grato.

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  13. Gostei muito da explicação.e do diagrama de instalação.o meu fusca e um 84 com esse sistema duplo.só que a cebolinha onde estava ligdo os iOS era bipolar es cebolinha da traseira tripolar desligada desde que comprei o carro.agora vou comprar as duas cebolinhas tripolar ao chicote de ligação.e colocar a lâmpada espia que está faltando no soquete do painel.obrigado pela ajuda..parabéns show

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  14. Devo confessar que depois de 20 anos que trabalho com elétrica, estou reaprendendo a elétrica de Fusca. Quero ficar especializado somente em elétrica de Fusca e etc.

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