domingo, 10 de setembro de 2017

Chegou meu Terminator (H-25/32)

Chegou à hora do Kinha ganhar um upgrade na carburação. Não estou falando em instalar uma dupla Solex 32 no possante. Confesso que até cheguei a comprar uma dupla Solex 32 Terminator com borboleta 34 customizado pela Ajcarburadores, mas como decidi manter a carburação simples (https://kinhaomeufuskinha.blogspot.com.br/2017/06/) acabei trocando por um Solex Terminator H-25/32.

Solex 32 Terminator





Solex Terminator H-25/32





A expressão Terminator H-25/32, na minha opinião, são melhoramentos feitos a partir de um carburador Solex H 30 (PIC ou PIC’s) visando otimizar o fluxo de ar. Basicamente essas modificações consistem em:
- Troca da borboleta do acelerador: Substituição da borboleta original de 30mm por uma de maior diâmetro (de 32mm), melhora o fluxo de ar em alta rotação.


- Veneno de Montevidéu: A criação de um raio de saída cônico na parede da entrada do difusor, melhora a resposta do circuito principal.




- Polimento do venturi: Remove as restrições na superfície otimizando o fluxo de ar, evitando turbulência, no momento em que o ar esta chegando na região de baixa pressão.




- Abertura do venturi: Alargar o diâmetro do venturi de 24mm (ou 22,5mm no caso de um H 30-PIC’s) para 25mm aumenta a vazão de ar.



- Remoção da borboleta do afogador: Reduz a resistência melhorando a entrada do fluxo de ar.





- Blueprint: Aplicação do blueprint nada mais é que otimizá-lo, removendo falhas na fundição, rebarbas de usinagem, calombos, imperfeições (não planejadas) respeitando a intenção original do projeto em busca de máxima eficiência.

Segue uma tabela para análise comparativa entre os carburadores originais (segundo o manual Solex) e um Terminator H-25/32.

Carburador
Venturi
Giclê principal
Giclê ar
Giclê lenta
Injetor
Borboleta
H 30-PICs
22,5 mm
122
110
50
50
30
H 30-PIC *
24 mm
125
90
60
50
30
H 30 Terminator (PIC ou PICs)
25 mm
135
135
60
60
32

* Equipado na Brasília 1600 ano 1977.

Enfim, esse tipo de trabalho é um luxo que certamente a Solex não ia fazer. Imagine o tempo, e dinheiro, gasto para fazer tais melhorias? Uma coisa é certa, quanto menos etapas houver numa linha de larga produção, mais barato será o preço final do produto e sendo assim é melhor não mexer no que esta dando certo.

Bom, essa é uma alternativa, a um baixo custo, para aqueles que assim como eu desejam manter a carburação simples, porém, dando um fôlego extra ao modesto Solex H 30 velho de guerra, que por si só já é simples ao extremo... rs


Fonte:
Canal YouTube Tonella (imagens)
Canal YouTube Ajcarburadores (imagens)
Canal YouTube Silvio Carburadores (imagens)
Sites diversos

12 comentários:

  1. Boa tarde Celio. Desculpa a pergunta, mas... Quanto custou o trabalho no terminator, na AJ, considerando que o carburador esteja em bom estado para fazer tal serviço? Estou pensando em fazer no meu 1600 q ta com simples. Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,melhorou o desempenho? Como ficou o consumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na boa, como uso o carro apenas para passear aos finais de semana, não senti nada de tão especial. Pode ser que haja algum benefício, mas da forma como uso, ainda não deu para perceber nada.

      Excluir
  3. Esse rapaz fez uma planilha do consumo de um Fuscão 1971- não sei se o motor é o 1500 original ou 1600, com um H-30 PIC "Terminator" da AJ.

    https://www.youtube.com/watch?v=wj1785q1Uy4

    Como é em uso normal não serve muito para comparativo, pois fica impossível replicar as condições do teste.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, achei interessante esse comparativo.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pode me passar contato do vendedor?

    ResponderExcluir
  6. Unknown,
    Se ainda não achou, no canal da AJ Carburadores tem o contato, na descrição do vídeo.
    https://www.youtube.com/watch?v=rS2I2rC0dCI&t=118s

    ResponderExcluir
  7. bom dia onde vc comprou esse carburador Terminatr

    ResponderExcluir
  8. Célio, essa informação foi importante. Penso que hoje em dia você não gastaria os 500 reais e compraria um Solex original por 200 reais. Estou certo? Teve alguma melhora na partida do carro frio e na partida do carro quente?

    ResponderExcluir
  9. Sabe me informar se o seu consumo aumentou ou diminuiu?

    ResponderExcluir