Dicas para viagem num Fusca

Muita gente diz que Fusca não é carro para viajar, que não aguenta estrada e mais um monte de coisas. Na verdade, o Fusca pode muito bem te carregar para onde quiser, talvez um pouco mais devagar que os outros carros, mas te leva!

Após pesquisar, na internet, diversas matérias sobre a viabilidade, ou não, de se realizar uma viagem num Fusca, resolvi fazer uma compilação das informações e elaborar o "meu guia" para uma ótima viagem. 

Antes de tudo, repetirei a pergunta que mais encontrei durante minhas leituras:
Atualmente é possível uma longa viagem a bordo de um Fusca?
Resposta: É sim! Na época em que não existiam carros modernos como é que o povo viajava? Nas décadas de 60, 70 e 80, as pessoas atravessavam longas distâncias a bordo de veículos como Jeep, Vemaguete, Gordine, Rural, Fusca, Chevette, Corcel, Brasília, Fiat 147 e as estradas ainda eram muito piores que as de hoje. Quebrar, qualquer carro quebra, novo ou velho, o que mudou foi a tecnologia embarcada presente nos veículos atuais.


Dicas preventivas para uma ótima viagem de Fusca
Bom, antes de tudo existem alguns pontos a serem lembrados:
1º Carro devidamente revisado (óleo, correia, rolamentos, pneus e etc.);
2º Planejamento do roteiro com identificação prévia de possíveis paradas;
3º Velocidade de cruzeiro entre 80 e 90km/h.

Então, agora darei as minhas sugestões de como se fazer uma ótima viagem de Fusca.
Antes de mais nada, ele é um carro muito valente e resistente, projetado numa época em que velocidades como 60 e 80km/h eram considerada altas. Ele não tem suspensão, freio e estabilidade para velocidades maiores (não estou me referindo aos Fuscas mexidos).
Por mais que seu carro esteja em perfeitas condições e com a manutenção em dia, eu recomendo ainda que se leve um kit de sobrevivência (ferramentas e algumas peças). Quanto à velocidade de cruzeiro, cada um segue a que achar melhor, mas eu sugiro as seguintes:
- evite ultrapassar os 80 km/h se for um 1300;
- evite ultrapassar os 90, no máximo 100 km/h, caso seja um 1500 ou 1600.

Não é que o Fusca não aguente mais que isso, o que acontece é que respeitando esses limites o motor vai trabalhar sossegado, sem forçar, além de economizar combustível. Também não da para ir muito devagar para evitar que ele superaqueça, pois sua refrigeração depende do giro do motor. Vale lembrar que sua suspensão, embora muito resistente, é pouco eficiente numa velocidade, por exemplo, de 120 km/h. O Fusca nesse ritmo já está no limite da sua velocidade final e também de sua estabilidade que é precária acima dos 70 km/h. As curvas são totalmente inimigas dele. O sistema de freios (a tambor) deixa muito a desejar, as rodas dianteiras travam com facilidade e a eficiência das frenagens é questionável, ainda mais se estiver equipado com pneus finos (5.60 R15). Portanto lembre-se! O prazer de viajar de Fusca é desfrutar da paisagem.

Pode parecer estranho viajar a menos de 100 km/h. Uma bela prova de paciência, mas tudo é questão de "acostumar", depois de um tempo, nem parece que você está "devagar" assim. Porém, nada impede de se chegar aos 100/110 km/h, preferencialmente nas ultrapassagens, mas lembre-se que dependendo do caso, um motor 1300 pode não ter força para tal investida! Portanto, muita atenção, principalmente se for ultrapassar carretas ou ônibus.

Realize paradas de 10 minutos a cada 200 km (ou a cada 2 horas) para o banheiro e refeições. Elas são suficientes para ajudar a bobina esfriar, tudo bem que na estrada ela pega bastante vento e não esquenta tanto assim.

Outro detalhe importante é quanto à pane seca. Nesse caso vale o conselho dos mais experientes, ou seja, 1/2 tanque é praticamente reserva dependendo da sua localização, portanto, toda vez que chegar ao meio procure completá-lo, afinal nunca se sabe quantos quilômetros terá que andar para achar um posto de gasolina.

Mais uma coisa, procure viajar de dia e durante a semana, pois caso precise de algum auxílio mecânico, será fácil encontrar uma oficina aberta. Prefira sair bem cedinho, para evitar tráfego intenso pelo caminho.

Bom, apenas para reforçar o que digo. Segue a dúvida de um leitor, sobre o assunto, publicada na coluna "Correio Técnico" da revista Quatro Rodas em fevereiro de 1976.


E para aqueles que ainda não se convenceram que Fusca não foi feito para correr, vai uma parte da matéria "O Bom Senso - I Rallye da Rio Bahia", publicada na revista Quatro Rodas de março de 1964.


Agora que viram que o carrinho vai para qualquer lugar, amplie os horizontes e pé na estrada para curtir uma viagem segura e prazerosa com seu amigo Fusca... rs

Fonte: Fórum Fusca Brasil (com adaptações).

83 comentários:

  1. Respostas
    1. Não, ´´L`` FAZ referencia a itens opcionais (´´L`` significava luxo) , e NÃO ao motor (que é o mesmo do 1300 comum ou pelos mais entendidos no assunto standard)

      Excluir
    2. Putz... Valeu Caio, nem havia notado esse detalhe do "motor 1300L"... rsrsrs
      Pior que muita gente ainda acha que que esse "L" se trada de outro motor.
      Abç

      Excluir
    3. Tive um fuca branco 1300L nos idos de 1993 e ia todo dia pro serviço nele. Quando precisei fazer algumas viajens mais Longas (Campo Grande - Jau - uns 900 Km) o motor foi pro saco....Só melhorou quando troquei por 1500. Viajava na faixa de 110-120 Km/h e cheguei fazer Campo Grande,MS - RJ,RJ em dois dias. Hj tenho também um GURGEL motor boxer 1600. Como uso pneus maiores o bicho sofre nas subidas fortes mas deslancha no plano e ficou bem econômico...Algo em torno de 11 Km/l. Ja viajei 1200 Km com ele e também fiz trilhas leves...Tenho camionet 4x4...mas dirigir o GURGEL tem um sabor especial e me faz recordar os tempos do Fusca...

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. 1300 L: tem diferença, mas no carburador, sendo um Solex 30 pic "s", com venture 22.5 e gliclês menores.

      Excluir
  2. Tenho um 1969 estou sempre viajando.... Bichinho guerreiro.....

    ResponderExcluir
  3. Legal . to me progamando pra da a volta no Brasil em un fuca . vou ir sem preça nenhuma . nao tenho datas nen horas a cumprir . quero ir parando nos pico . surfando onde possivel . tomora q de td certo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, quem me dera poder embarcar numa aventura dessas, a bordo de um Fusca, mas tenho esperança de um dia poder fazer algo parecido. Boa viagem!

      Excluir
  4. tenho um 77 1300l , amanha farei minha primeira viagem, 250KM , vamos que vamos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Arthur! Que tudo transcorra bem em sua viagem. Se teu Fusca estiver com tudo em dia (mecânica, elétrica, documentação, pneus e etc), será só alegria. Boa viagem!

      Excluir
  5. Vou,se Deus quiser, encarar 1.100 KM com um fusca 69,vou postar um vídeo na net; se Deus quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Antônio, coloque o possante na estrada que ele dará conta do recado numa boa. Quando postar o vídeo favor me passe o link blz?
      Abraço e vá com Deus!

      Excluir
  6. Pois a ideia é essa mesmo Célio !! Estou me preparando por uma longa viagem através do meu estado,(PR), e também outros estados do sul. Quando era criança, fazíamos viagens homéricas com o " fukinho", ( que naquele tempo, anos 60), por aqui, chamavam os fusca, de "fuck",Rsss... Era um 1200 ano 1960, e viajávamos em condições que hoje arrepiariam muitos veículos fora de estrada, chipados e plastificados . Então, agora que já me aposentei, estou tranquilo, estou montando o meu " besouro ", para viajar por estradas secundarias, entre cidades do interior, fazendo pequenas e médias quilometragens entre elas, ( em média 100 km/diários). E com isso, exercendo meu outro hoby, que é a fotografia e escrever. Muito valido o seu blog, companheiro, valeu mesmo, até qualquer hora...abs.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo elogio ao blog mavetse. Meu pai nunca teve Fusca, seu primeiro carro, aliás, o primeiro carro dele e por coincidência da minha família, foi uma Brasília (que dá no mesmo, só muda a carroceria... rs). Assim como você, também fizemos muitas viagens, longas por sinal e não me lembro de alguma vez termos ficado na mão por conta de algum problema mecânico ou coisa qualquer. Uma coisa é certa, se seu carro estiver em dia com a mecânica, elétrica e etc., você irá longe! Sucesso na montagem do seu “besouro” e que Deus lhe proporcione muitas e prazerosas viagens, aproveitando assim sua aposentadoria e fazendo aquilo que mais gosta (Fusca, fotografia e escrever).
    Abç

    ResponderExcluir
  8. Nossa.. adorei suas considerações. Lá em casa, nós temos dois carros normais e um fusca que é nossa paixão. Nas próximas viagens, certamente iremos de Fusca, pois a viagem será mais tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Serena! Mas é isso, devagar e curtindo a paisagem. Ano passado fiz minha primeira viagem com meu Fusca. Em breve estarei partindo para o Rio Grande do Sul. Caso não tenha lido, aqui vai o relato de minha primeira viagem. http://kinhaomeufuskinha.blogspot.com.br/2013/11/viagem-para-teofilo-otonimg.html

      Excluir
    2. Eu To saindo de iguatu no Ceará pra Recife pernambuco de buggy bem 84 1600cc vamos que vamos

      Excluir
    3. Isso aí Wilson e boa sorte na viagem.

      Excluir
  9. Bom blog tambem tenho fusca e sonho com uma viagem longa com o bixinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Antônio, quando decidir fazê-la é bom planejar bem sua viagem! Será pura diversão, só que antes não se esqueça de deixar “o besouro” em condições para encarar tal aventura, pois caso contrário poderá ser dor de cabeça na certa.

      Excluir
  10. Tenho um fusca 74/1300 vou recorrer o Brasil de punta a punta e com um trailer. Vou mostrar minha culinária a todo este lindo povo brasileiro. Que Dios nos Bendiga a nois com FUSCA AMEN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma bela aventura. Muitas pessoas gostariam de fazer uma viagem desse porte. Tempo e dinheiro não seriam o problema, só que não as fazem porque são escravos do seu cotidiano. A vida é uma só e devemos aproveitá-la ao máximo. Boa viagem!

      Excluir
  11. Acabo de pegar um fusca 74, vermelho, lindao. Vai ser presente de natal pro sogro. Estou levando ele hoje, de sjc para curitiba. 600 km, indo a 60km ou 70 km por hora. Vamos que vamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que barato Nosbielcs. Queria imaginar a reação do sogrão ao ser presenteado com uma maravilha dessa. É isso aí, leve esse presente com muito cuidado, visto que nessa época do ano, as rodovias estão bem movimentadas... rsrs
      Depois, se possível, compartilhe sobre o "impacto" dessa surpresa...
      Abç

      Excluir
  12. vou de ipatinga -mg pra santos-sp, semana que vem em meu fusca 79. dei uma revisada nele e agora quero testa-lo na estrada..sera minha primeira viagem nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que barato Ademir, não se esqueça de planejar as paradas (abastecimento, descanso e etc...), pois de resto é só curtir a paisagem.
      Em 2013 viajei para Teófilo Otoni (MG) com o Kinha, quase mil quilômetros de ida e volta.

      Este ano começarei a participar de eventos fora do estado. Em maio tem “Duke’s” em Duque de Caxias/RJ e no final do ano, o mais top de todos, “Volksfriends” em Pomerode/SC. Para tal empreitada tive que providenciar algumas mudanças de modo a encarar, com mais segurança, o trânsito nessas rodovias de hoje em dia... rsrs

      Confira, nos links abaixo, minha viagem até Teófilo Otoni (MG) e quais foram as “mudanças” que achei pertinente realizar para deixar meu possante mais estradeiro... rsrs
      http://kinhaomeufuskinha.blogspot.com.br/2013/11/viagem-para-teofilo-otonimg.html
      http://kinhaomeufuskinha.blogspot.com.br/2015/01/comecando-o-ano-com-novidades.html

      Depois, se possível, compartilhe algumas imagens dessa aventura...
      Boa viagem!

      Excluir
  13. Vou viajar com o meu 69... RJ provavelmente para URUGUAI. Partiu? Acompanha ai o processo...

    *Toh querendo equipar ele e deixar tipo um carro mais moderno, tirar o platinado. Que achas?

    abraços

    https://www.facebook.com/CineCircoRuaFusca69?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, legal essa aventura, taí um sonho que se Deus quiser ainda irei realizar... Então, colocar um sistema de ignição eletrônica seria o ideal, porém, instalar um alternador (caso ainda não tenha) seria interessante pq ele lhe possibilita colocar uma tomada 12v no painel (no lugar do acendedor de cigarro), com isso vc poderá ligar seu gps, carregador de celular (ou carregador de bateria de câmera) e o que mais for possível para deixar sua viagem confortável.
      Interessante seu trabalho com cinema, creio que deva estar conhecendo muitos lugares com esse projeto. Abç

      Excluir
  14. Fiz minha 1 viajem com meu fuscao 74 depois de 4 anos de reforma, (e nao esta totalmente pronto) estou com o motor 1300L ele foi tranquilo no chegar no destino percebi que estourou o radiadorzinho de oleo. mas nada com o que se preocupar efetuamos o conserto na estrada mesmo. Foi otima a viajem, com historia pra contar e ainda mais foi prazeroso quando se esta a bordo de um classico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu para fazer o reparo, mas viajar de Fusca é isso mesmo, ou seja, tem sempre uma história para contar... rsrs

      Excluir
  15. Muito legalo esse blog, bem interativo e com informações bem úteis.

    Parabéns.

    Tenho um 85 que estou dando um trato e ele vai ficar lindo depois de pronto.
    E assim farei uma viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí meu amigo, curta muito seu carrinho e terás muitas, e belas, histórias para contar...

      Excluir
  16. Vou por o meu 1300L 82 na estrada sábadão. Só 94km, mas vou fazer uma revisãozinha antes de cair na estrada! Ele tem feito uns 8km/l na cidade, quanto será que ele faz na estrada? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, faça uma revisão básica nele e caia na estrada. Quanto ao consumo, se ele faz 8 km/l, é bem provável que no mínimo uns 11 você vai conseguir. Boa viagem!

      Excluir
  17. Hoje fiz uma pequena viagem 35 km de ida e 35 de volta. Fiz cada corrida em 21 minutos. O meu é um fusca 74 1500. Estou planejando viajar ano que vem 1.100 km em um único dia, e vai dar certo! Sou um apaixonado por fusc, tenho 20 anos e apesar dos risos e zombarias a respeito da minha paixão, fico orgulhoso e feliz em escutar dos mais velhos suas experiências com seus fuscas e o incentivo que me dão para prosseguir com minhas viagens. Facebook: Alberth Candido. Quem quiser add para cpmpartilharmos experiências a bordo de um fusca, estamos a disposição. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Alberth, também passei por isso até fazer minha primeira viagem. Confesso que certas vezes me senti inseguro por conta das opiniões, nada animadora, por parte de terceiro. Quando digo que ainda irei, de Fusca, ao RS visitar meu irmão tem muita gente que duvida, mas prefiro acreditar em mim e no meu Fusca, pois o resto só o tempo para provar. Abç

      Excluir
  18. TRAJETO PARNAÍBA.PI A SALVADOR BAHIA, IDA E VOLTA 3000 KM, MEU VW 1971 FEZ 2 VEZES, E AINDA FARÁ UMA TERCEIRA. MOTOR 1699, ALTERNADOR, IGNIÇÃO E FREIO A DISCO, VELOCIDADE MÁX 100 KM;;;É SÓ CUIDAR QUE DÁ CERTO. BOA SORTE A TODOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Marcos, é só cuidar da máquina que não terá nenhum problema. Abç

      Excluir
  19. Tenho um fusca 84 motor AP 1.8 alcool, caixa de cambio da Kombi diesel. Freio a disco nas 4 rodas, vidros eletricos, bancos Recaro, rodas aro 15.
    Já fui de SP a salvador com ele sem problema nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um 89 com as mesmas características... Qto o seu faz por litro? Qual a velocidade máxima dele?

      Excluir
  20. Obrigado pelas Dicas! Nunca viajei de fusca mas com essa dica me ajudou muito e agora vou poder viajar tranquila e claro fazer o que deve fazer tudo o que vc disse aqui. Sou Deficiente Auditivo(surdo)e meu fusca 1300L 1984.
    #MinhaPaixãoFusca :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tiago, prepare a máquina e curta a viagem. Abç

      Excluir
  21. Olá, estou saindo de Piracicaba SP, para Formoso do Araguaia no Tocantins, quase 1500 kms, as dicas aqui no blog foram ótimas e bem vindas, já estou estou com o meu "besouro amarelo" revisado, gastei uma nota pra garantir uma viagem tranquila... agradeço pelas dicas, Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Mauro, faça uma boa revisão na máquina e pé na estrada. Só não esqueça de respeitar os "limites" do carrinho, além do detalhe quanto ao reabastecimento.
      Vá com Deus e boa viagem.

      Excluir
    2. Obrigado, continue sempre com as dicas, são ótimas e bem aproveitadas...forte abraço

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  22. Seguindo as dicas dadas nesse blog é avaliado os comentários fiz uma viagem da cidade do Rio de Janeiro - RJ, até a cidade de Rio Grande - RS, rodando 1860 km em 3 dias com um fusca 1966, motor1200 que estava sem rodar a + ou - 6 anos.
    Foi um aventura pois comprei o carro para restaurar e fui no RJ com intenção de arrumar os documentos e colocar os fusquinha numa cegonha para RS. Chegando lá fui fazendo alguns reparos mecânicos como freio, supensao, rolamentos de roda dianteiros e caixa de direção ... troquei platinado, condensador, bobina, velas e cabos, além de troca de reparo do carburador e revisão elétrica. Troquei óleo, comprei 4 pneus novos coloquei gasolina e viajei.
    Foram 3 dias rodando aproximadamente 600 km por dia e apesar do velocímetro ter parado de funcionar (segui a dica e colocando uma tomada de isqueiro que serviu para carregar o celular e GPS usado como velocímetro), a bomba de gasolina apresentar um pequeno vazamento que aparecia quando o carro estava parado e persistiu durante a viagem é um vazamento de óleo vindo do radiador de óleo, a viagem foi sem incidentes graves.
    Para um carro com 50 anos, motor 1200 (não sei foi aberto a pouco tempo) e parado a quase 6 anos, fazer essa viagem tem que ser um fusca mesmo !!!!
    Não sei se sou maluco ou sortudo ou os dois mais depois dessa aumento meu respeito e paixão pelos fusquinha.

    Grato

    Jefferson N Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola amigo, ainda farei uma viagem desse porte (de três dias) com o Kinha. Isso que é aventura, sem falar nas histórias para contar. Mas é isso, o Fusca é um carrinho muito valente que não nega fogo... rsrs

      Excluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson , QUANTO GASTOU NA REVISÃO?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  24. Obrigado Celio e agora com essas dicas viajarei mais tranquilo a bordo do meu Fukinha 74 motor 1500

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada amigo, esse é o propósito dessa postagem, ou seja, demonstrar que é possível cair na estrada com nossos besouros e desfrutar dessa alegria que só quem já experimentou sabe como é. Abç

      Excluir
  25. Fukinha é tudo de bom! Estou indo pro Sul com o meu. Obrigado msm

    ResponderExcluir
  26. Já viajei muito de Fusca. Ele vai aonde os demais não vão... Já fomos inclusive p/ o Pantanal....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Eugênio, muitos subestimam o Fusca por não saberem de seu passado como um dos carros desbravadores desse país. Abç

      Excluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Tenho um fusquinha 1980 1300. Irei fazer minha 1• viagem com ele daqui a 2 dias....
    Bom, carrinho revisado, pneus novos aro 14, com aprovação do meu mecânico!
    Serão apenas 200 km nas, estou ansiosa e feliz da vida com essa experiência!!!!
    Sempre fui apaixonada por Fusca. Meu pai tinha um 69 mas, infelizmente, ele faleceu ainda quando eu era muito pequena e não pude ficar com o fusquinha dele. 😢
    Nas, comprei o meu e agora é só curtir a viagem e sempre levando Deus comigo!!!!
    Obrigada pelas dicas!
    Elas me ajudaram bastante!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Patrícia, Deus em primeiro lugar! Espero que tudo tenha ocorrido bem em sua viagem.

      Excluir
  29. Eu tnho um fusca 1300 76 .estou com 2 meses com ele .disse que o motor nao aguenta viagem longas. Vou ver ate gusnto o meu aguenta . eu baixo o pe nele os 1.0 por ai ta comendo poeira com ele. O moto nao e mexido nao o dia que da problema eu venho aqui e valo .valeu galera

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Tenho um Fusca 1300L, ano 79, viajo com ele, não passo de 110 km/h em viagens com ele, já pisei para ver a quanto ele chega, já cheguei nos 140 KM/H e no Gps do celular marcou 138 KM/H, em velocidades acima de 110 KM/H não se tem segurança, 110 é o limite em grandes retas, visto que em descidas deixo ir á 90, 100, largo ele em quarta marcha e deixo embalar, mas o ideal não só com fuscas, é não ultrapassar dos 100 KM/H, para o fusca o ideal é os 80 KM/H, para ser feito uma viajem proveitosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Nathan, viajar de fusca é puro e simplesmente "curtir a paisagem", sem pressa. O negócio é ir na tranquilidade que uma hora vc chega ao destino.
      Abç

      Excluir
  32. Estou preparando um fusca 76 1500 branco (não Fafá) para viajar em 2017 do Rio até Ilhéus parando nas melhores praias pelo caminho de ida e volta. Apenas eu e meu filho. O projeto vai desde revisão total, a tratamento térmico e acústico da carroceria, suspensão com 4 pneus 185/65/14, substituição do dínamo por alternador de 75ah, ignição eletrônica, bancos Procar, painel com contagiro, hallmeter, temperatura do óleo e voltímetro, sistema de som Pionner. Em julho, com a proteção de Deus, estaremos curtindo esse fusca e as belezas pelos caminhos da BR101.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa Renato, que inveja! Queria muito encarar uma aventura dessa ao lado do meu saudoso velho, mas é isso... Bom, curta a viagem com seu filho e tenha muita história para contar, quem sabe um dia não será ele que irá levá-lo num "passeio" como esse para relembrar os velhos tempos. Quanto ao carro, percebo que tem os mesmos cuidados que eu, digo isso pois tbm instalei uma relojoaria básica para poder monitorar o motor. Caso queira saber mais, dê uma olhada no link que disponibilizarei logo abaixo. E antes que esqueça, Boa Viagem!!!

      http://kinhaomeufuskinha.blogspot.com.br/2016/11/relojoaria.html

      Excluir
    2. Faltam menos de 2 meses para o início da aventura com o Fusca. A oficina atrasou muito e finalmente no dia 5 me ligaram para buscar o carrão. Decepção total. O serviço não ficou bom do jeito que eu queria. Faltam tantas coisas e detalhes que tá difícil o projeto ficar pronto até julho. Já investi muita grana nisso, comprei tudo novo e de qualidade, mas as coisas não estão acontecendo como planejado. Mas vamos ver. Estou correndo contra o tempo, entretanto, segurança e conforto são prioridade. Curiosamente no dia 8 completou 5 anos que meu paizão se foi e esse Fusca foi o último carro que ele dirigiu.

      Excluir
    3. É uma pena meu amigo, não é a toa que evito arredar o pé da oficina enquanto meu carro esta em manutenção. Se for algo longo eu programo para minhas férias só para poder conferir direitinho o que estou querendo, pois se der as costas, já era, eles largam teu carro, ou fazem de qualquer jeito só para se livrarem logo. Meu pai se foi em janeiro de 2012, seu primeiro carro foi uma Brasília e meu Fusca é o mais próximo que pude para relembrar da minha infância na Brasília... Mas é isso meu amigo, estou na torcida para que sua aventura saia conforme o cronograma. Abç

      Excluir
  33. Pessoal tenho um 1500 1974, a um ano. Quando peguei ele e precisei de um bom tempo até deixar ele seguro e agora ele é o meu primeiro carro. Uso no dia a dia e não me deixa na mão. Super feliz IPVA ZERO. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, tbm estou livre do IPVA, pena que em alguns estados ele ainda é cobrado...

      Excluir
  34. Sem entender nada de Fusca, apenas com a necessidade e a vontade de ter um, viajei de Fortaleza até Crato-CE (600km) e comprei um fusca 1300 ano 1981 de uma amiga, o fusca estava com a estabilidade comprometida, direção frouxa, ferrugem no chapéu de napoleão e cabeçote, tudo desalinhado ali.
    Troquei uns pneus, passei num mecânico pra ver o motor que tava queimando so de um lado pois os tubos de admissão estavam frouxos e saí pra primeira prova do carro, minha primeira "voltinha" nele foram os 600km de volta de Crato pra Fortaleza. Demorou 1 dia inteiro, mas fiz... no caminho a bobina esquentava bastante por estar com uns remendos nos fios e a bomba de gasolina esquentando bastante e fazendo a gasolina evaporar ali dentro quando eu desligava o carro, fazendo bolhas na mangueira antes de chegar no carburador, o que fazia o carro falhar e parar na estrada depois que eu relegava e saia nele. Parei mais de 10 vezes nos primeiros 300km. O calor não ajudava. No meio do caminho, dei um pulo em uma oficina, o mecânico me orientou a dar uma resfriada na bobina de vez em quando com um pano molhado, mas não parar muitas vezes pra evitar o problema na bomba de combustível. Dormi em um hotel e esperei pra sair de madrugada quando o tempo estava mais frio, andei 200km sem parar, sem nenhum problema, parei na casa de parentes no caminho e no fim da tarde, continuei os outros 100km até Fortaleza direto, tranquilamente.
    Demorou? sim. Teve um estresse aqui e ali? sim. Mas o prazer de dirigir esse Fusca, de aproveitar a estrada, a aventura, valeu tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que superou os obstáculos pelo caminho. Fusca é uma terapia, tem que ter muita paciência com os probleminhas que muitas vezes são fáceis de resolver. O bom é que depois não vão faltar boas histórias para contar. Abç

      Excluir
  35. Ótimas dicas !!! Sábado irei fazer uma viagem de 400 Km de Curitiba-PR para Sorocaba-SP num Itamar 96. Depois disponibilizo o link dos videos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Luiz, uma boa viagem com o possante. Ficarei no aguardo do link... rs
      Abç

      Excluir
  36. Ola galera. Eu tenho um Fusca 74, e estou pretendendo coloca lo pra viajar do Rio-Presidentes Bernardes/MG (região de Viçosa) de aproximadamente 6h. Iniciei já as revisões nele. Pretendo colocar faróis auxiliares. Coloquei um alternador no lugar do dínamo. Agora vou ver cabos e balanceamento e trocar os 4 pneus. A viagem está programada pra novembro. Ainda tem tempo

    ResponderExcluir
  37. boa tarde, fiz uma viaje de curitiba passansdo em serra do rio do rastro gramados e varias outras cidades essas sao as mais longe que fui com o meu 78 1300l, eu e minha esposa fomos acampando e curtindo as ferias bem de boa kkk.n agora pra esse ano to fazendo umas rota pra minha segunda viaje, seria uruguai argentina chile paraguai,tem um trajeto de 12mil km, so que estou com medo de n aproveitar nada e fica so rodando sem muito tempo nos lugar, mas acho que vo ficar com o uma outra rota de 8mil km. oque vc tem de dicas para minha viaje, quantos dias que gasto so na estrada pra percorrer esse trajeto todo, seria 30 dias de ferias, meu email khaysson@gmail.com, mande la opnioes dicas, muito obg

    ResponderExcluir